funmachine

HTML 5 – Introdução

1 Comentário

Vou tentar escrever vários artigos sobre features HTML5 que acho particularmente interessantes e creio que no fim teremos um guia bastante completo sobre HTML5.

HTML5 – Introdução

HTML5 – As novas tags

Para já, segue uma pequena introdução ao HTML5, começando por simplesmente responder à questão “mas afinal, o que é o HTML5?”.

O HTML5 não pode ser visto como uma única tecnologia nem uma simples evolução do HTML4.  Como podemos ler em HTML5 Rocks: “HMTL5 is not a single thing or a monolithic technology. It is a collection of features, technologies, and APIs that brings the power of the desktop and the vibrancy of multimedia experience to the web—while amplifying the web’s core strengths of interactivity and connectivity.”
O HTML5 fornece novas funcionalidades necessárias para o desenvolvimento de aplicações web modernas e a sua especificação tem sido um esforço de standardizar muitas funcionalidades suportadas por vários browsers, que os web developers têm usado há muito tempo mas que ainda não tiveram a oportunidade de ser standardizadas.
Um browser recente é tudo o que é necessário para começar a desfrutar das vantagens deste novo conjunto de funcionalidades que vieram para ficar e revolucionar a forma como vemos as aplicações web. Caso não tenham a certeza se o vosso browser suporta determinada funcionalidade HTML5, existem vários sites que podem consultar para verificar a compatibilidade do browser, por exemplo findmebyip.com ou caniuse.com Aplicações que antes exigiam o poder e funcionalidades avançadas encontradas nas plataformas desktop estão agora disponíveis em ambiente web, graças à nova versão do HTML, CSS3 e um conjunto de APIs Javascript que fazem parte do “pack” HTML5, abrindo portas a uma nova geração de web apps que conseguem alta performance gráfica e de animação, trabalhar offline e levar a colaboração entre utilizadores a um outro nível.
Nesta série de artigos sobre HTML5 optei por fazer a divisão entre as várias tecnologias que compõem o HTML5: as novas tags HTML, o CSS3 e as APIs Javascript. O próximo artigo é então sobre as principais tags HTML5.

Anúncios

One thought on “HTML 5 – Introdução

  1. Pingback: HTML 5 – As novas tags « funmachine

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s