funmachine

Portfolio

Sobre mim:

Na minha área profissional tenho interesse especial em duas área distintas, a programação de sistema web e a programação de sistemas real-time, 3D, visão por computador e interactividade. Tenho realizado vários trabalhados, tanto numa área como outra, apesar de actualmente estar mais concentrado na engenharia de sistemas web, com particular interesse nas novas tecnologias web distribuídas e de web2.0, como Node.js, APIs web, MongoDB, HTML5, canvas API, etc.

Tecnologias:

(+3 anos prof.) – Php, MySQL, HTML, CSS, JavaScript, CakePhp Framework, JQuery, Ajax, POO, MVC

(+ 2 anos prof.) – C++, C, WxWidgets, QT Framework, Ogre3D, OpenCV, BoostC++

(outras) – Python, Node.js, MongoDB, Android, web APIs: Facebook API, Google Maps.

Ferramentas: 

Photoshop, Flash, Illustrator, Premiere, Fireworks, GIMP, Inkscape.

Autodesk Maya, Blender 3D.

CMSs: Joomla, WordPress.

tortoiseSVN, Mercurial.

Desenvolvimento web:

Desenvolvi uma série de websites, lojas online e portais como programador em empresas ou como actividade independente. Dependendo do projecto posso intervir em várias fases de desenvolvimento, desde a passagem de design estático para linguagens web (HTML/CSS), implementação de interactividade (Javascript/JQuery/Flash) até à programação do frontend e programação do sistema de gestão de conteúdos.

Ficam alguns exemplos:

websites

Plataforma de ensino de Matemática

Fiz parte da equipa de desenvolvimento de uma plataforma de ensino de matemática para o departamento de Ciências Básicas da ESTG-IPVC. A ideia era desenvolver um sistema web que permitia os alunos aprender matemática de forma interactiva, testar os seus conhecimentos através da plataforma e fornecer também aos docentes uma forma de avaliar o sucesso da plataforma na aprendizagem, assim como fazer toda a gestão de conteúdos. As minhas funções neste projecto passaram pela definição da arquitectura do sistema e implementação da plataforma de gestão de conteúdos e programação do frontend.

Principais ferramentas: php, mysql, cakePhp framework, Jquery framewok, flash CS3, AS3, latex, C.

Desenvolvimento de CMS

Desenvolvi um CMS baseado na framework CakePhp com o intuito de fornecer uma ferramenta facilmente adaptável aos requisitos de gestão de conteúdos de websites, plataforma e-commerce, mailing, etc. Contém vários módulos configurados ao nível dos requisitos específicos de cada projecto, por exemplo: gestão de páginas simples, gestão de categorias, gestão de produtos, newsletters, gestão de medias, línguas, áreas e conteúdos de acesso restrito, etc.

A plataforma permite ainda a separação total de backoffice / frontoffice, sendo uma decisão exclusivamente técnica se a plataforma é também utilizada para desenvolver o frontend.

Existem actualmente uma série de websites desenvolvidos com esta solução, sendo actualmente utilizado pela empresa web DigitalCtrl.

cms

cms

Demo Tricla

Desenvolvimento em parceria com a empresa NegroEsquisso de uma demo para um portal social. A aplicação demonstrava as principais funcionalidades do portal. Sendo uma demo o desenvolvimento teve foco no desenvolvimento frontend, com tecnologias HTML, CSS e Javascript(JQuery), integração com redes sociais e google maps.

Redefinição das interfaces do website G9 e backend de apoio aos clientes

Neste projecto a G9 Telecomunicações, uma empresa na área de fornecimento de soluções para comunicações empresarial e residencial, pediu-nos para redesenhar o seu website e redefinir as UI da área de apoio e gestão aos clientes e parceiros da sua plataforma web. As minhas funções passaram pela especificação de requisitos junto dos clientes e desenho da solução final de UI para a plataforma de apoio ao cliente, assim como a sua implementação. As principais ferramentas foram HTML/CSS/Javascript.

g9 - Telecomunicações

g9 - Telecomunicações

Desenvolvimento Desktop:

VirtualActors

Colaborador do projecto VirtualActor – Desenvolvimento de uma framework de software para animação de personagens virtuais 3D, usando actores virtuais parcialmente autónomos. Fiz parte de equipa de especificação de requisitos e desenho da arquitectura de software, escolha e implementação de tecnologias e processos. Como programador implementei a parte de UI da aplicação, utilizando UI wxWidgets e desenvolvendo Uis de raiz. Também implementei vários módulos core da aplicação assim como especificação de dialecto XML para definição de scripts e animações dos actores virtuais. Principais tecnologias: C++, WxWidgets Framework, Boost C++ Framework, SAPI C++, Ogre3D Render Engine, SVN, wikis for documentation.

Gesture based interactive image gallery

Este projecto simples teve como objectivo testar novas tecnologias e prova de conceito de desenvolvimento de uma aplicação onde uma galeria de imagens web é controlada a partir de dispositivos de interacção baseada em gestos. A galeria foi implementada em flash e um dispositivo Kinect reconhecia os gestos de utilizadores através da framework NITE C++. Para fazer a comunicação entre a galeria de imagens e o dispositivo Kinect utilizei a tecnologia emergente javascript server-side Node.js, utilizando o seu mecanismo de sockets IO.

Clicar aqui para um post completo sobre a demo.

Pattern based interactive medias

Junto com uns colegas achamos que podíamos aproveitar os últimos avanços na área da Visão por Computador e RA e criar uma aplicação que reconhecendo padrões em imagens podia sobrepor medias sobre essas mesmas imagens. Dessa forma podíamos criar livros interactivos, onde um utilizador podias mostrar imagens desse livro e a aplicação automaticamente mostrava medias associados (imagens, vídeos, animações 3D). Mãos à obra e surgiu a primeira demo. A ideia seria desenvolver mais a tecnologia e criar um produto a partir dela. Infelizmente encravou em questões de negócio. Não tenho imagens da aplicação, mas é possível ver o código fonte aqui. Trata-se de uma demo apenas, por isso o código pode não estar tão bem organizado como devia, além disso a aplicação tem muitas dependências (QT C++, OpenGL, OpenCV) e não criamos manual de instalação/compilação.

Académico:

PicStitch – Navegação 3D numa colecção de imagens

PicStitch foi um projecto desenvolvido na cadeira de Visão por Computador no mestrado em Informática-UM. A aplicação carrega um conjunto de imagens, acha ponte de interesse entre elas e constrói uma projecção tridimensional do conjunto de imagens tendo como ponto de partida uma das imagens. Á medida que seleccionamos imagens diferentes a aplicação mostra uma nova projecção do panorama.

MobiSensor – Crossing Facebook Friends and real social interactions

MobiSensor é uma aplicação móvel e uma aplicação Facebook que permite aos utilizadores saber mais sobre as pessoas com quem interagem em espaços físicos. Usando tecnologias de scanning bluetooth, os dispositivos móveis com o MobiSensor são capazes de detectar e gerar uma base de dados com dispositivos que encontraram no mesmo ambiente. Cruzando estes dados com perfis Facebook podemos mapear dispositivos com perfis Facebook e apresentar lista de pessoas com quem o utilizador mais interagiu ao longo do tempo. Baseado nos conjuntos de dispositivos móveis detectados apresentamos ainda outros perfis Facebook baseados na rede de amigos Facebook. Ferramentas: PHP, MySQL, Facebook API, Windows Mobile SDK.

DisplayBook – Bringing online identity to situated displays

Displaybook é uma aplicação para displays interactivos que permite a visualização de perfis e dados do Facebook de pessoas que estão perto do display. Para isso existe uma aplicação Facebook onde as pessoas podem registar o seu dispositivo móvel e definir quais os dados do Facebook que estão dispostas a partilhar. A partir daí, sempre que esteja perto de um display público pode ligar o dispositivo bluetooth e o display automáticamente detecta o dispositivo, identifica o perfil Facebook da pessoa, e começa a apresentar informação Facebook sobre essa mesma pessoa. Tecnologias: PHP, MySQL, Flash, AS3, Facebook SDK, Javascript, JQuery.

Facebook Display

Facebook Display

Projecto de Software:  iCatcher – interactive Displays

O iCatcher foi um projecto de software desenvolvido com parte do mestrado em Informática-UM. O objectivo foi um conjunto alargado de alunos criarem um produto de software completo, incluindo a elaboração de plano de negócios como objectivo de criação de empresa e lançamento do produto no mercado. Incluido na equipa de frontend, fiz parte da escolha de tecnologias, desenho da arquitectura e desenvolvimento do visualizador de conteúdos interactivos a ser instalado nos sistemas interactivos Displax. Tecnologias: JSP, SqlLite, HTML/CSS (backend) e QT C++, QML (frontend).

Actualmente, junto com alguns ex-membros da equipa estamos a portar a solução frontend para um sistema baseado em tecnologias web e totalmente distribuído, usando tecnologias como Node.js, HTML5, CSS3, HTML canvas API, google web apps, MongoDB, JAvaScript, JQuery, entre outras.

Anúncios

3 thoughts on “Portfolio

  1. Gostaria de entrar em contato com você para execução de um projeto como freelancer

  2. Oi Abel, gostaria de falar contigo a respeito de projetos interativos com Kinect e outras plataformas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s